Pára-raios em Sao Paulo

Instalaçao e Manutençao de para-raios

Tendo como objetivo garantir a otimização dos
empreendimentos, a DELTA possui estrutura

organizacional adequada e
desenvolve tecnologia...

Dicas Sobre Pára-Raios

Quais sao os danos causados pelos raios?

O Brasil é atingido, todo ano, por cerca de 100 milhoes de raios. Em nosso país os raios possuem uma intensidade média de 40.000 Ampéres, isto é, cerca de 10.000 vezes maior que a intensidade da corrente que circula nos aparelhos elétricos em nossas residencias. Devido a isto, os raios, quando atingem um objeto, geralmente causam grandes danos. Exemplos disso sao as queimas de aparelhos eletrônicos, como computadores, ou mesmo a interrupçao de energia elétrica.

Embora seja difícil determinar o total dos prejuízos causados pelos raios a sociedade, acredita-se que, só no estado de Sao Paulo, eles sejam da ordem de centenas de milhoes de reais a cada ano. Os raios também podem atingir as pessoas, causando sérios ferimentos ou até mesmo a morte. No Brasil cerca de 200 pessoas morrem, por ano, atingidas por raios.

Como se proteger dos raios?

Os raios sao perigosos. Por isso é importante evitar algumas situaçoes de risco. Em geral, os raios atingem um só ponto no solo, mas algumas vezes eles se ramificam e podem atingir vários locais.

Quando alguém é atingido diretamente por um raio, pode sofrer uma parada cardíaca e respiratória. Mesmo nesses casos, a pessoa tem chances de sobrevivencia. Para tanto, ela deve receber atendimento imediato, com massagem cardíaca e respiraçao artificial boca a boca. As pessoas também podem ser atingidas através de correntes elétricas que se propagam pelo solo a partir do ponto que o raio atingiu. Uma em cada seis pessoas atingidas diretamente por um raio morre. Entre as que conseguem sobreviver, muitas apresentam, para o resto de suas vidas, problemas de saúde em geral.

Para se prevenir da açao dos raios através das correntes elétricas que circulam pelo solo, deve-se evitar ficar dentro d'água e também próximo de árvores. Outros riscos sao as descargas menores que se formam a partir do raio. Para garantir a segurança, nao se deve ficar próximo de cercas ou de cabos de ligaçao do pára-raio com o solo.

Mas qual é a açao correta diante de uma tempestade súbita? O ideal é ficar dentro de casa. Quando isso nao for possível, procurar um abrigo ou tentar permanecer no carro. No entanto, se o local for descampado, o correto é ficar agachado, de preferencia calçando botas com sola de borracha.

A importância de um aterramento bem feito

Promover a segurança. Essa é a principal finalidade de um aterramento, projetado para evitar correntes de modo comum, assegurando tranqüilidade para o usuário de uma instalaçao de um prédio, de uma empresa, de uma casa, e também a segurança do equipamento eventualmente ligado a uma fonte elétrica.

Saiba como funciona

Conheça um sistema básico de pára-raios clicando aqui.


Telefone: (11) 2098-3477 - Fax 2098-5135  E-mail: deltasp@deltasp.com
Rua: Coelho Lisboa, 28 - Tatuapé - São Paulo - SP - CEP 03323-040

© 2009 - Delta - Pára Raios. Todos os direitos reservados.
By ContactoNET